Humanos direitos

Humanos direitos

A Classe D estava encucada porque não conhecia os tais direitos humanos. Tinha uma vaga ideia. Sabia que serviam para que todas as pessoas fossem iguais perante à lei. Todavia, não entendia o que isso significava. Eram conceitos vagos para quem estava acostumada a matar um leão por dia, depois voltar para casa e descansar o esqueleto em cama de duro colchão. A Classe D ficava mais confusa ainda, porque, ultimamente, só escutava dizer que direitos humanos eram para proteger bandido. Na busca a fim de desvanecer suas dúvidas, ela foi procurar a ajuda de quem estava mais perto.

Classe D – Olá, Classe C! Tudo bem? Você pode me explicar o que são os direitos humanos?

Classe C – Olha, pelo que sei, é um grupo de gente à toa que adora gritar quando malandro apanha de polícia! Eles fazem muito barulho por nada. Quando a gente diz: “Se tá com pena, então leva pra casa”, eles enfiam o rabinho entre as pernas!

Classe D – Engraçado! Eu achava que eles serviam pra proteger gente que nem a gente!!!!!!

Classe C – Alto lá, meu caro amigo! Gente como a gente não. Só gente como você!

Classe D – Ué, mas você é humano também!!!!!

Classe C – Sim, mas agora já tenho apartamento próprio do Minha Casa Minha Vida. Meu filho entrou na universidade pela cota da escola pública e há muito tempo não preciso de esmola como Bolsa Família! Consegui prosperar e mais pra frente vou fazer minha primeira viagem de avião. Não é demais!?

Classe D – Puxa!!!! Você deve ser invejado. Será que algum dia também consigo?

Classe C – Veja bem, Classe D! Isso não é pro bico de todo mundo! Não pense que sou reacionária. Meu conselho é pra você ficar quietinha no seu canto! Não incomode ninguém e esquece esse troço de direitos humanos. Isso é coisa de baderneiro, viu? É só você aparecer de quatro em quatro anos e ganhar aquele abraço ou um aperto de mão sincero e tudo acaba bem! Não coloque caraminholas na cabeça!

Classe D – Ah tá!!!

Moral da história: antes ele do que eu; quem não chora não mama; em terra de cego quem tem olho é rei; o mundo é dos espertos; Deus não dá asas à cobra; diz com quem você anda que te direi quem você é; quem avisa amigo é; pau que nasce torto morre torto; para quem sabe ler, pingo é letra; Deus dá o frio conforme o cobertor; a corda sempre arrebenta do lado mais fraco; para quem é, bacalhau basta; manda quem pode, obedece quem tem juízo; em boca fechada não entra mosca e, por último, o que os olhos não veem, o coração não sente!

Marcos Araújo

Comments are closed.