Rio 2016

Rio 2016

Foi só o presidente do Comitê Olímpico Internacional anunciar que o Rio de Janeiro será a sede das Olimpíadas de 2016 para ele rapidamente perguntar ao amigo:

– Será que vamos estar vivos até lá?

Era um cara novo ainda, 3.5 recém-completados, de forma que, fora uma fatalidade qualquer que ninguém pode prever, a preocupação era meio descabida. O problema é que a fatalidade em questão estava programada desde que se entendia por gente: não tinha nem feito dez anos direito e já assegurava para quem quisesse ouvir que – ah, a morbidez infantil… – ia morrer de infarto aos 42.

O fato é que todomundo ouviu e, passado o choque inicial e as brigas para que parasse de antever besteiras, todomundo também se acostumou com a idéia. Visto isso, foi só notar a aflição do desenganado para o amigo não perder tempo:

– É claro que eu vou estar vivo, e novo ainda. Agora você, tenho certeza que não.

Falou isso assim mesmo, na lata, sem qualquer compaixão pelo pobre que já sofria por não poder assistir à final do vôlei olímpico. Mas também, né, não cabiam meias sensibilidades; as contas eram claras: 36 em 2010, 37 em 2011, 38 em 2012, 39 em 2013, 40 em 2014, 41 em 2015, 42 em… 5 de agosto de 2016. Está certo que a dita cuja teria um ano inteiro para levá-lo antes que completasse 43, mas a Morte é meio sacana e não ia perder tamanha oportunidade.

De repente, porém, um lampejo riscou-lhe a mente, cheio de consolo:

– Se bem que eu nasci faltando cinco minutos pra meia-noite… Pode comprar meu ingresso pra cerimônia de abertura.

Táscia Souza

3 Responses

  1. Dá tempo! Com certeza a morte também irá tirar uns minutinhos de folga pra ver essa ainda incrédula (por mim, porém, surpreendentemente bem-vinda) escolha do Brasil!

  2. Então…também já fiz minhas continhas e vai ser com 92 anos. Vou partir desta pra melhor (ou pior… segundo a culpa católica! Inferno!!! Ops!) Ah! Não me pergunte como! Será aos 92, apesar da gordura trans e de tanta Coca-Cola!!! Graças às pílulas de otimismo talvez…

  3. Espero estar vivo e acompanhar o Rio se transformar no “país das maravilhas”, assim como o excelente video de apresentação passou ao comitê. Não sou cético de dizer que não me excitei, como futuro jornalista espero cobrir os jogo e entrevistar o César Cielo buscando seu tetra ouro. Até lá torço para que o Rio se torne a ‘Cidade Maravilhosa’ de fato, e faça os espanhóis engolirem suas palavras venenosas.