Arroz com feijão

Arroz com feijão

 

para Myrna

– Vamos colocar nossas receitas num blog?

Assim começou o pesadelo, na hora do jantar. No dia seguinte, um sábado, cozinharam pasta acompanhada de cebola recheada assada. Fizeram todo o aparato: preparam as melhores louças, armaram o cenário, planejaram a luz e tiraram a foto que acompanharia a receita e o texto de apresentação do blog. Comeram frio, fato irrelevante perto do feito que propagaram aos amigos pelos e-mails da semana.

O feedback levou à empolgação do final de semana seguinte: entrada, prato principal e sobremesa, barba-cabelo-bigode da boa mesa. Ou assim pensavam antes de alguém perguntar o que beber para acompanhar os pratos. Quarta-feira já havia um coquetel no blog.

Os acessos ao blog faziam o contador girar freneticamente e os comentários empolgavam e levavam a carnes, doces, legumes, drinks, peixes e acompanhamentos diários. Bastava que um chegasse em casa e descabia-se para a cozinha com a sugestão de um colega sobre um pé-de-moleque ou de um amigo a respeito de uma pasta para torradinhas. Se cozinha ganhasse hora extra…

Semanas e meses em incansável labuta gastronômica. Liam livros, procuravam em receitas e bastava um dia sem uma novidade no blog e lá vinham as reclamações, nem sempre de amigos: a notícia viajou.  Os constantes textos explicativos das receitas demandavam pesquisas literárias e históricas, as ricas citações não poderiam perder o nível, e assim prosseguiu o trabalho até o dia em que ele chegou em casa atrasado, preocupado por ser seu dia de fazer a sobremesa, e ela chorava copiosamente sobre uma panela esfumaçada.

– O que houve meu bem, queimou alguma coisa?

– O arroz! – desesperou-se – Quero arroz com feijão!!!

 

Gustavo Burla

One Response

  1. Eu adoro gastronomia. E me identifiquei muito com as empolgações com o novo feito! (espero que seja assim com a gente Tascia! chovam comentarios, assim e avante!) Mas chega uma hora em que queremos de volta o simples, o basico. Chega de grandes excentricidades e obrigações. Adorei!