Ensinador,
lembre-se que estes Ciclos Temáticos devem ser utilizados conforme as normas apresentadas na Cartilha para Ensinar e, para o bom desenvolvimento pedagógico, precisam seguir a ordem cronológica abaixo, definida pelo Ministério da Educação.
Ciclo Temático 1: História da Sociedade de Vidro
Ciclo Temático 2: História da Mudança de Fala
Os estudantes podem achar complexo o nome do período estudado neste Ciclo Temático, mas o desenvolvimento da narrativa vai explicar como esse nome foi escolhido. O período estudado (único datado entre todos os abordados nos Ciclos Temáticos, pois sabe-se que o acontecimento ocorreu no ano de 1984, no Antes) aborda um domínio da comunicação jamais permitido na sociedade atual.
As situações conflituosas ocorridas naqueles continentes eram muito violentas e por isso as sociedades envolvidas não tiveram continuidade. Quando se afirmava que “Guerra é Paz”, e os ministérios repetiam essa fala como se fosse uma verdade, os cidadão acreditavam que os embates mostrados nos meios de comunicação eram a salvação daquela organização social. Uma organização social falsa, mentirosa, que descreve explicitamente a construção de discursos não verdadeiros nos setores de comunicação.
Elemento de destaque deste Ciclo Temático: nossa língua muda para mais, como todas as outras, para termos um vocabulário e uma comunicação melhor do que Antes.
Falha grave na narrativa deste Ciclo: novilíngua. Nenhuma língua é nova, toda a comunicação verbal vem se desenvolvendo e se aprimorando ao longo das gerações. Quando aquela sociedade diz que fala uma língua nova, está mentindo, porque toda língua é uma atualização da língua anterior. Cada palavra que muda deve ser entendida como uma etapa do desenvolvimento daquela sociedade. Isso sempre aconteceu, como acontece hoje.
Tudo o que muda nos tempos de hoje é consultado, votado, opinado por todos os cidadãos. Este é um parâmetro da democracia. Por isso temos um Ministério da Educação, não um Ministério da Verdade, como na história. A preocupação em educar é muito mais sensata, mostra o caminho para decisões acertadas e de pensamento coletivo. Crianças não precisam denunciar seus pais numa sociedade democrática, pois todos sabemos como agir e os pais são responsáveis pela educação dos filhos também, não o contrário.
O que aprendemos com a História:
– O presente é sempre melhor que o passado. A sociedade atual aprendeu com as sociedades antigas e não comete os mesmos erros, por isso um ponto verdadeiro da narrativa deste Ciclo é essa afirmativa. Importante explicar ao estudante que não existe qualquer controle do presente ou do passado na sociedade atual. Todo cidadão, como diz o Estatuto, é autorresponsável, por isso não existe necessidade de manipulação alguma: a sinceridade é indispensável para nossa sociedade existir.
– Amor, Fartura e Paz são valores importantes e condutores da boa sociedade. Sabemos que nem sempre eles são possíveis e a sociedade sabe as razões para que isso ocorra, mas é sempre um objetivo manter as pessoas em situações agradáveis para o bem viver.
Ciclo Temático 3: História de Dois Lugares Diferentes
Ciclo Temático 4: Comparativo 1
Ciclo Temático 5: História da Vida Sob a Marquise
Ciclo Temático 6: Comparativo 2
Ciclo Temático 7: História dos Livros Queimados
Ciclo Temático 8: Comparativo 3
Ciclo Temático 9: História das Mulheres que Sussurram
Texto publicado originalmente no dia 11 de julho de 2018, no Medium.